Clique nas imagens para ampliar
Qual a importância de um Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto para seu empreendimento.
Por conta da falta de saneamento nos municípios, muitos empreendimentos precisam implantar uma Estação de Tratamento de Esgoto interna para tratar seus despejos sanitários.
Muitas Estações de Tratamento de Esgoto, após implantadas, são doadas para a concessionária de saneamento local, com o intuito de que a concessionária opere o sistema e cobre a tarifa de esgoto dos usuários.
O Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto deve ser criteriosamente estudado na fase de projeto do empreendimento, onde serão estudados os seguintes itens:
- Tipo do empreendimento: residencial, comercial ou industrial
- Padrão do empreendimento
- Necessidade de doação da ETE para a concessionária local
- Pessoa disponível para operar a ETE ou deverá ser automatizada
- Lançamento do esgoto tratado será em rede pública ou diretamente no corpo receptor? Se em corpo receptor, quais suas características?
- Qual a concessionária do município?
- Para dispor os resíduos gerados, qual o local mais próximo para destinação?
- Existência de legislação específica.
Esses são alguns pontos que devem ser considerados e investigados com o intuito de propor um Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto adequado e com custo compatível com o tipo de empreendimento.
Além do custo de implantação, o custo de operação e manutenção também devem ser considerados, uma vez que estes podem também inviabilizar o empreendimento e/ou gerar grandes despesas após a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto.
Vantagens do Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto elaborado pela SANEINFRA:
A SANEINFRA estuda cada cliente como um caso único, propondo soluções modernas associadas ao baixo custo de implantação, operação e manutenção.
Na fase de projeto, diversos aspectos são considerados, uma vez que possuem impacto direto na aprovação do empreendimento e no custo da obra.
A SANEINFRA atua de forma focada na elaboração de Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto, com grande experiência e com projetos aprovados na CETESB, GRAPROHAB, SABESP, SAAE’s e DAE’s.
O Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto em nível básico contempla todo detalhamento hidráulico, projeto arquitetônico das unidades civis, dimensionamento hidráulico, dimensionamento dos reatores e unidades de tratamento, cálculos de perdas de carga e pressões necessárias, memoriais descritivos e memoriais de cálculos.
Após aprovação do projeto básico, inicia-se a elaboração do Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto em nível executivo, onde contemplam todo o escopo do projeto básico acrescido dos detalhamentos em nível executivo, listas quantitativas, especificações técnicas de todos equipamentos e acessórios, projeto estrutural, projeto de elétrica, automação e telemetria (quando aplicável).
Em resumo, a contratação de um bom Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto pode trazer os seguintes benefícios:
- Personalização e especificidade para a necessidade de cada cliente
- Maior facilidade e agilidade na aprovação dos órgãos ambientais e concessionárias de saneamento
- Eficiência
- Menor custo de implantação
- Menor custo de operação
- Facilidade operacional, dispensando mão de obra especializada para operação.
- Consulte a SANEINFRA para elaborar seu Projeto de Estação de Tratamento de Esgoto.
Para saber mais sobre Projeto de estação de tratamento de esgoto
Ligue para 19 3292-6746 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!